Mitos da Homeopatia

‘A Homeopatia demora muito tempo a actuar.’

Não é correcto. Isto é um argumento muito utilizado por pessoas, que sem terem conhecimento real da homeopatia, se servem para justificar assim a sua não aderência à homeopatia.

E também podem ter tido uma má experiência. A escolha do medicamento homeopática é um processo delicado, que requer muita informação de pequenos detalhes, do tipo como sente a dor? Mais à esquerda? Mais à direita? É uma dor dilacerante? Ou uma dor de picada? E a maioria das vezes, as pessoas não estão habituadas a este tipo de perguntas, e não sabem dar uma resposta correcta.

O tempo que demora ou não, está ligado com o tempo de manifestação da doença no organismo, por ex: uma constipação de verão rapidamente é tratada e curada, porque sendo uma doença aguda a pessoa está bem ciente dos seus sintomas e desconfortos.

Mas uma pessoa que sofre de dores reumáticas há 10 anos, já tem uma certa habituação aos sintomas e, ao queixar-se já o faz só dos mais dolorosos e recentes e não de todos, e muitas vezes já nem se lembra de como começou o problema, ou quais as circunstâncias que levaram ao seu aparecimento, e todos estes pequenos pormenores são muito importantes na anamnese homeopática, para ajudarem o homeopata a ter o quadro da doença, para lhe atribuir o mediamento mais semelhante.

E, mesmo assim terá que ter um pouco de paciência, porque se o organismo está doente há 10 anos, a tomar anti-inflamatórios e medicamentos para as dores, não é por começar a tomar o homeopático que recupera num mês aquilo que levou 10 anos a ‘estragar’, certo?