Causa mental e causa emocional

Uma das minhas grandes referências em homeopatia, é o próprio Samuel Hahnemann, o fundador da Homeopatia, e ele dizia que havia sempre um transtorno mental ou emocional responsável pela mais pequena perturbação no nosso físico, quer dizer, se temos uma dor de cabeça, uma digestão mais lenta, uma constipação, um mal-estar generalizado, tudo isto tem a ver com algo que nos perturbou quer a nível mental ou emocional. Porque tudo tem uma causa e um efeito.

 Vão dizer-me: “Constipei-me porque apanhei frio da manhã e não trouxe casaco! Portanto não tem nada de mental ou de emocional.”

Aparentemente, é verdade. Mas porque é que aconteceu naquele dia e não noutro, se o frio matinal já se começou a sentir há mais de uma semana? Talvez porque na véspera teve aquele problema com o computador, que não conseguiu resolver, e por conseguinte teve que levar o trabalho para casa para terminar no seu computador pessoal e conseguir entregar o projecto dentro do prazo, ou enervou-se na longa fila de trânsito, ou …

Esse esforço de tentar resolver um problema sem resultado, o ter que arranjar uma solução à custa do seu tempo de família e de descanso, diminuiu a sua energia. No dia seguinte, ao sair de casa do mesmo modo que nos últimos dias, sem casaco, o frio apanhou-o energeticamente fragilizado. Resultado: constipação.

Se estiver atento a essa pequena mudança e usar o bom senso como vestir um casaco, beber um bom chá de limão, com mel, bem quente, e nesse dia não ultrapassar o tempo normal de trabalho, alimentar-se bem em qualidade (bons alimentos energéticos) e deitar-se mais cedo que o normal para recuperar, provavelmente no dia seguinte já se encontrará recuperado.
Mas se optar por ignorar e tomar algo para rapidamente ficar sem sintomas, e prosseguir como se não fosse nada e continuar com o seu ritmo de trabalho, sem atenção à alimentação mais cuidada e a mais horas de descanso/sono, o problema irá agudizar-se, e aí vai perceber que realmente havia uma causa mental/emocional para a constipação aparentemente provocada pela falta do casaco!