Atenção plena

Um dos temas mais falados hoje em dia, em qualquer tipo de formação é “mindfulness” ou atenção plena. E o primeiro campo de actuação é o profissional, que sem dúvida é muito importante, mas devemos incluir essa atenção plena na nossa vida pessoal, nomeadamente em relação aos nossos filhos, porque mais do que nunca é extremamente importante estarmos atentos à mais pequena diferença.

 Noutro dia, uma mãe muito preocupada com o seu filho de 3 anos que começou de um dia para o outro a gaguejar, de início não prestou muita atenção porque pensou que seria a rapidez com que queria falar e como ainda não coordena bem a rapidez do pensamento com a rapidez de falar, descansou. Umas vezes era muito notória noutras nem tanto, e passou uma semana. Um dia de manhã a mãe não entendeu nada do que ele dizia. Nem uma única palavra. Aflita ligou-me a pedir para eu o ver de urgência.

Quando vi o pequenito tinha uma expressão de insegurança, de medo, sempre a procurar a segurança do colo da mãe. E de acordo com o quadro da doença prescrevi-lhe um homeopático para ajudar a tratar aquele tipo de gaguez. Passaram-se alguns dias e a mãe disse que ele estava melhorando de dia para dia, mas que ainda havia dias em que gaguejava, e ela não percebi a causa.

Perguntei-lhe se não havia problemas na creche, dado que ele tinha mudado da sala dos dois anos para a dos três anos, mais ou menos dois meses antes. Ela como mãe interessada resolveu indagar, e da creche enviaram-lhe 2 fotos do filho aparentemente muito bem. Nessas fotos o que me saltou logo à vista foi que ele estava sozinho numa mesa e com um ar infeliz, não estava integrado na sala, não tinha amiguinhos com ele, estava isolado. E essa era realmente a causa da gaguez.

Não devemos esquecer que os pequeninos ainda não sabem queixar-se daquilo que os incomoda emocionalmente, e o modo de o fazerem é através de birras, de choro, de resistência, de gaguez, e os pais, educadores devem estar atentos a essas pequenas nuances de comportamento para atempadamente se perceber as causas e poder-se alterar ou modificar as mesmas.